terça-feira, 6 de outubro de 2015

Doce Genética

               Existem milhares de formas de despertar o interesse de aluno em qualquer disciplinas, seja brincadeiras, práticas em laboratório e muito mais! uma das formas mais eficientes de mexer com qualquer pessoa é através da comida, ainda mais se forem usados doces em uma prática.
Uma boa ideia é a fazer um "Bolo Celular" com sua cobertura com alguns doces representando as organelas, cada aluno pode ficar com uma fatia e falar das organelas que vieram no seu pedaço de bolo. Acredito que todos seus aluninhos ficaram felizes!





           Outra prática muito legal é do "Doce DNA", uma prática que com certeza vai deixar seus aluninhos de água na boca pelo conhecimento.
              É bem simples, após finalizar o conteúdo junte pequenos grupos, cada grupo deve fazer uma cadeia de DNA usando os seguintes matérias: "Puxa-Puxa" (para fazer o "corre-mão" fosfodiester; Jujubas de várias cores (representando as bases nitrogenadas);  e palitinhos de dente (representando as ligações entre as bases fazendo a "escadinha"). No final diga para um representante de cada grupo falar sobre sua molécula e libere-os para comer os doces.




Espero que tenham amados nossa dicas de hoje, aguardem dicas todas as terças-feiras, Beijo da Dori pra vocês!!!




Kamila Suelem
Wayvin Paes

sexta-feira, 2 de outubro de 2015

                     

     Aula  


Na aula do dia 16/09, foi divido quatro grupos onde cada grupo procurou um artigo sobre genética no ensino médio, o mesmo foi feito a leitura e depois debatido em sala com os outros grupos.

   O artigo " A história da ciência como aliada no ensino de genética" de SHEID, N.M.J, FERRARI, N., fala dos cientistas que fizeram uma pesquisa com o intuito de saber o conhecimento dos alunos em relação com a genética até o final do ensino médio. A resposta desta pesquisa foi negativa, pois perceberam que os alunos estão saindo do ensino médio sem saber o básico como: relação gene/cromossomo e a  finalidade dos processos de mitose e meiose. Essa problemática pode se dá devido a forma que é passada para os alunos, de forma que dificulta e desestimula os alunos.

Lentini S. Oliveira